Um projeto colaborativo entre a equipe SMAPL Brasil e mulheres do bairro Jardim Colombo resultou no lançamento do livro *Pandemia: Memórias das Mulheres do Jardim Colombo*. A obra reúne dez histórias reais, nas quais as participantes compartilham suas experiências e desafios durante a covid-19. As narrativas, originalmente coletadas em entrevistas, foram adaptadas para o formato de histórias em quadrinhos, com ilustrações feitas por Bruna Bandeira.
A iniciativa contou com a parceria da Faculdade de Saúde Pública da USP, T-AP Platform, União dos Moradores da Favela do Jardim Colombo e Projeto Viver. O objetivo foi documentar as lutas e resiliências das mulheres da comunidade, oferecendo um registro emocionante e humano de um período marcante. O projeto também busca fortalecer a comunicação entre a comunidade e as autoridades de saúde.
O SMAPL Brasil, responsável pela mobilização, reúne ativistas e pesquisadores para desenvolver ferramentas que melhorem o diálogo sobre saúde pública. O livro é um exemplo de como a colaboração entre academia, artistas e moradores pode gerar impactos positivos, preservando memórias e incentivando a ação coletiva em prol de políticas mais inclusivas.