Produtores rurais e lideranças políticas de Goiás se reuniram no sábado (27) para discutir a necessidade de ampliar a oferta de energia elétrica no estado, vital para o crescimento do agronegócio. O evento, Abertura do Plantio de Soja Goiana, ocorreu na Fazenda Tamburi, em Nova Crixás, e contou com a participação de mais de mil pessoas. Goiás já responde por 10% da safra de soja e 15% da produção de milho do estado, com uma colheita recente de 20,75 milhões de toneladas de soja.
Durante o encontro, o presidente da Aprosoja-GO, Clodoaldo Calegari, enfatizou que a falta de energia é o principal obstáculo à expansão produtiva. O vice-governador Daniel Vilela (MDB) anunciou a formação de um grupo de trabalho para pressionar o governo federal e a concessionária responsável pela rede elétrica. Além disso, há negociações com o Ministério de Minas e Energia para que um novo linhão beneficie diretamente o Vale do Araguaia.
O Vale do Araguaia, composto por 11 municípios, possui um potencial expressivo de crescimento agrícola, podendo aumentar em 50% a área cultivável. A recuperação de áreas degradadas e a melhoria da infraestrutura logística são fundamentais para impulsionar a economia local, com estimativas de crescimento do PIB agropecuário regional em 9,6% e a criação de até 10,8 mil novos empregos formais nos próximos anos.