O Zoológico do Rio de Janeiro reabre ao público nesta quinta-feira, 21 de agosto, após um fechamento temporário iniciado em julho devido a mortes de aves por gripe aviária. O fechamento foi uma medida preventiva após a confirmação do vírus H5N1 em 16 galinhas-d’angola e 2 pavões na área da Savana Africana, conforme anunciado pelo BioParque. O zoológico, localizado na Quinta da Boa Vista, na zona norte da capital fluminense, reabre com novos protocolos de segurança e monitoramento, em colaboração com a Secretaria de Agricultura do estado.
As mortes das aves foram registradas em 17 de julho, levando o serviço veterinário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a investigar o caso. Em 22 de julho, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas confirmou a presença do subtipo H5N1 da gripe aviária. Para garantir a segurança dos visitantes, o BioParque reforçou os protocolos e anunciou uma promoção para crianças até 12 anos, que terão gratuidade em ingressos adquiridos até 31 de agosto.
Para celebrar a reabertura, o zoológico programou uma festa especial nos dias 23 e 24 de agosto, com atrações circenses e atividades educativas sobre a gripe aviária, em parceria com a Superintendência de Defesa Agropecuária do estado. A iniciativa visa não apenas entreter, mas também informar o público sobre a importância da saúde animal e as medidas preventivas contra doenças transmissíveis.