Nesta terça-feira (26), foi lançada em Joinville a segunda fase do método Wolbachia, uma estratégia inovadora para combater a dengue em Santa Catarina. As cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville serão as próximas a receber a soltura de mosquitos Aedes aegypti modificados, que contêm a bactéria Wolbachia, impedindo a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Desde o início do ano, Santa Catarina já confirmou quase 18 mil casos de dengue e 17 mortes. Joinville, que já foi uma das cidades com mais mortes por dengue no Brasil, apresentou uma redução significativa nos casos após a implementação do método Wolbachia. Agora, os mosquitos serão soltos em 15 bairros de Joinville, 11 de Blumenau e 4 de Balneário Camboriú, com todos os insetos sendo produzidos em uma biofábrica localizada em Joinville.
Embora os resultados iniciais sejam promissores, o gerente de implantação da Wolbito do Brasil, Gabriel Sylvestre, alerta que é cedo para quantificar o impacto total da nova fase. O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi, enfatiza que o combate à dengue depende de um conjunto de medidas, como a eliminação de focos de água parada e a vacinação da população-alvo.