O ex-jogador Tiago Splitter, campeão da NBA em 2014, fez uma análise contundente sobre a escassez de talentos brasileiros na liga, em entrevista ao Lance!. Atualmente assistente técnico do Portland Trail Blazers, Splitter destacou que a presença de Gui Santos, único brasileiro na NBA, é um 'milagre' devido à falta de incentivo e estrutura no esporte nacional. Segundo ele, a situação é reflexo de um problema crônico na base esportiva do Brasil, que não investe na formação de atletas, exceto em algumas modalidades como o futebol.
Splitter, que recentemente teve sucesso como treinador do Paris Basketball, enfatizou a necessidade de um projeto de longo prazo para o desenvolvimento do esporte no país. Ele lamentou que, enquanto outras nações investem na captação de jovens talentos, o Brasil ainda depende do amor e da paixão dos atletas e suas famílias para praticar esportes como basquete, handebol e vôlei.
Sobre Gui Santos, que se firmou na rotação do Golden State Warriors, Splitter elogiou o jovem jogador, ressaltando seu caráter e dedicação. Ele expressou esperança de que Santos continue a ganhar espaço na equipe, destacando a importância de jogar em um time vencedor. Apesar de sua agenda ocupada, Splitter mantém uma admiração pelo atleta e acredita que ele merece o sucesso que está alcançando, mesmo sem uma comunicação constante nos últimos meses devido às suas responsabilidades como técnico na Europa.