O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) anunciou, na segunda-feira (14), a abertura do processo seletivo para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. A primeira chamada é voltada para o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, localizado em Belém, e as inscrições estarão disponíveis a partir de quarta-feira (16) pelo site oficial do Ideflor-Bio.
O programa tem como foco a Educação Ambiental e o Uso Público, buscando engajar estudantes e profissionais das áreas de Pedagogia, Biologia, Turismo e Ciências Naturais em atividades educativas que promovam a conservação da biodiversidade. Os voluntários selecionados atenderão visitantes, especialmente alunos da rede pública, contribuindo para a sensibilização ambiental na Unidade de Conservação.
Serão oferecidas 20 vagas para o voluntariado, com duração de um ano, de 18 de agosto de 2025 a 18 de agosto de 2026. As atividades serão adaptadas à disponibilidade dos participantes, podendo ocorrer nos turnos da manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira. Os voluntários receberão treinamento e um certificado de participação ao final do programa.
Para se inscrever, os candidatos devem comprovar conhecimentos básicos em ecossistemas, biodiversidade e legislação ambiental, que podem ser demonstrados por meio de certificados de cursos ou experiências anteriores. Mais informações e o edital completo estarão disponíveis no site do Ideflor-Bio a partir de quarta-feira (16), e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail da Gerência da Região de Belém.