O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se reuniu nesta quinta-feira, 10, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com representantes de 60 municípios goianos para discutir a ampliação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Centro-Norte (Cisceno). O consórcio, criado em janeiro de 2023, visa otimizar a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, promovendo um atendimento mais ágil e eficiente em situações de urgência e emergência.
Durante o encontro, Caiado destacou que o Cisceno é uma das principais diretrizes de sua gestão, focando na regionalização da saúde para garantir igualdade de acesso ao atendimento, especialmente em áreas remotas. O vice-governador Daniel Vilela (MDB) também participou da reunião, ressaltando o potencial do consórcio como um projeto piloto que pode ser replicado em outras regiões, promovendo a racionalização de custos e a otimização de processos.
Atualmente, o consórcio conta com a adesão de cinco municípios e outros 19 estão em processo de integração. O prefeito de Goianésia, Renato de Castro (UB), confirmou a entrada de sua cidade, destacando a importância do consórcio para melhorar os serviços de saúde. Para a consolidação da Rede de Urgência e Emergência (RUE) na região Centro-Norte, o Governo de Goiás anunciou um investimento de R$ 25 milhões, que incluirá a reforma do Complexo Regulador em Anápolis e a criação de novas unidades de suporte básico e avançado, além de uma central de regulação e dois helicópteros para atendimento emergencial.