Em Goiás, 14.465 pessoas, o que representa 25,3% do total, já aderiram ao acordo de devolução de descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma semana após a abertura do prazo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 18, e indicam que 57.269 beneficiários estão aptos a receber os valores de volta.
O pagamento será realizado de forma integral e corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Os depósitos começam na próxima quinta-feira, 24 de julho, seguindo a ordem de adesão, ou seja, aqueles que se inscreveram primeiro serão os primeiros a receber.
A adesão ao acordo não requer o envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam os valores sem a necessidade de recorrer à Justiça, por meio de um processo administrativo. Em todo o Brasil, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo, representando 30,4% do total de beneficiários aptos.
Os beneficiários que contestaram os descontos e não obtiveram resposta do INSS em até 15 dias úteis estão aptos a aderir ao acordo. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo. A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou em agências dos Correios em mais de 5 mil municípios. A Central 135 está disponível para consultas, mas não realiza adesões ao acordo.