Um homem foi preso em Apucarana, no norte do Paraná, após forjar seu próprio sequestro para extorquir R$ 180 mil de seu pai. A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) recebeu uma denúncia no dia 3 de julho e, ao investigar, encontrou o filho em um falso cativeiro, deitado em uma cama e utilizando um celular. Mensagens trocadas entre o suposto sequestrador e o pai revelaram ameaças, incluindo a promessa de envio de dedos do filho caso o pagamento não fosse realizado.
O caso começou a ser investigado em 30 de junho, quando o pai recebeu as primeiras mensagens de extorsão. Durante a operação, a polícia prendeu também o proprietário da casa onde o filho estava, que, segundo o delegado André Garcia, estava ciente do golpe e permitiu a permanência do rapaz em troca de um pagamento. Ambos foram indiciados por extorsão, que pode resultar em pena de reclusão de quatro a dez anos.
Após a audiência de custódia, o Ministério Público do Paraná recomendou que os dois respondessem em liberdade, considerando que o crime não foi cometido com violência. A Justiça acolheu a recomendação, estabelecendo fiança de R$ 1.500 ao filho e a imposição de tornozeleira eletrônica. O dono da casa não teve medidas restritivas aplicadas. A investigação ainda está em andamento, com a identificação de outras duas pessoas envolvidas no esquema.