Na segunda-feira (7), Brasil e China assinaram um memorando de entendimento em Pequim, iniciando estudos técnicos para a criação de um corredor ferroviário que ligará Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, ao porto de Chancay, no Peru. O projeto visa integrar logisticamente a América do Sul e a Ásia, prometendo reduzir custos e tempo de exportação de grãos e minérios.
A formalização do acordo ocorreu durante uma reunião do subcomitê de infraestrutura da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). As negociações foram iniciadas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping no final de 2024, e a proposta inclui a conexão com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que se liga a outras ferrovias até o porto de Ilhéus, na Bahia.
O projeto prevê que a ferrovia atravesse a Cordilheira dos Andes até o novo terminal de Chancay, a cerca de 70 quilômetros de Lima, controlado pela estatal chinesa Cosco Shipping Ports. Especialistas do Ministério do Planejamento destacam que essa conexão pode ampliar as oportunidades comerciais do Brasil com países do Pacífico.
Os estudos técnicos, econômicos e ambientais serão conduzidos pela estatal brasileira Infra S.A. e pelo China Railway Economic and Planning Research Institute. Embora o governo brasileiro ainda não tenha definido orçamento ou cronograma, o projeto está alinhado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as Rotas de Integração Sul-Americana, que visam fortalecer a infraestrutura regional.