Um caminhão-tanque carregado com etanol tombou e explodiu na BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, em abril deste ano, provocando um grande incêndio que atingiu 21 carros e três caminhões. O veículo estava a 57 km/h quando perdeu o controle, e as chamas se alastraram rapidamente devido a um congestionamento no sentido oposto, causado por outro acidente. Cinco pessoas ficaram feridas com queimaduras, incluindo o motorista do caminhão e sua acompanhante, que estavam em desacordo com as normas de transporte de produtos perigosos.
A liberação da via foi significativamente atrasada devido à demora na chegada da empresa responsável pelo gerenciamento de emergências, que não dispunha dos equipamentos necessários para controlar o produto inflamável. O trabalho de limpeza só começou por volta da meia-noite, após a chegada de um caminhão-tanque dos bombeiros. A BR-101 ficou bloqueada por mais de 15 horas em ambos os sentidos, causando grandes transtornos.
O laudo da Polícia Rodoviária Federal destacou que a presença de uma passageira irregular no caminhão e a demora no atendimento agravaram as consequências do acidente. Árvores às margens da rodovia também foram atingidas pelo fogo. O incidente, registrado por câmeras, ocorreu no km 233, região conhecida como Morro dos Cavalos, e foi descrito por testemunhas como uma “cena de filme”. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dos feridos.