Carlos Alcaraz, atual campeão do Masters 1000 de Montecarlo, demonstrou resistência ao vencer sua estreia no ATP 500 de Barcelona, pouco mais de 48 horas após levantar o troféu no principado. O espanhol, bicampeão do torneio, derrotou o norte-americano Ethan Quinn em sets diretos (6/2 e 7/6), mas admitiu cansaço após a partida. Alcaraz destacou a importância de economizar energia para as próximas rodadas, especialmente após uma sequência intensa de jogos no saibro, onde acumula 18 vitórias e apenas uma derrota desde maio de 2024.
Além de Alcaraz, outros favoritos também avançaram no torneio. Stefanos Tsitsipas, finalista em quatro das últimas seis edições do ATP de Barcelona, superou Reilly Opelka com facilidade (6/2 e 6/2), aproveitando os erros do adversário. Casper Ruud, atual campeão do torneio, também começou com vitória, derrotando Elahi Galan em dois sets (6/4 e 6/3), apesar de um início irregular.
Os resultados ainda destacaram as boas atuações de Alex de Minaur e Arthur Fils, ambos semifinalistas em Montecarlo na semana anterior. De Minaur venceu Tomas Martin Etcheverry por duplo 6/4, enquanto Fils superou Pablo Carreno Busta em sets disputados (7/6 e 6/3). Os tenistas agora se preparam para os próximos desafios, buscando manter o ritmo no saibro espanhol.