O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na noite desta quarta-feira (23.abr.2025) com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e líderes partidários na residência oficial da Presidência da Câmara. Foi a primeira vez, em seu terceiro mandato, que o chefe do Executivo participou de um encontro no local, marcando um esforço para aproximar o governo dos deputados. A reunião ocorreu em um momento em que parlamentares têm criticado a falta de diálogo do Planalto em temas prioritários do Legislativo.
Inicialmente, esperava-se que o jantar discutisse o projeto de lei que trata de anistia a presos de eventos passados, mas o tema acabou sendo deixado em segundo plano. Durante o encontro, o presidente destacou a importância de priorizar a PEC da segurança pública e a reforma do Imposto de Renda, demonstrando o foco do governo em agendas econômicas e de ordem pública.
O evento simboliza uma tentativa de fortalecer a relação entre o Executivo e o Congresso, com o objetivo de avançar em pautas consideradas estratégicas. A escolha do local, a residência oficial da Presidência da Câmara, reforça o caráter institucional do diálogo, buscando superar eventuais desgastes e alinhar prioridades para os próximos meses.