O Instituto Butantan informou que a substituição da empresa responsável pelo armazenamento de insumos não impactará a produção de vacinas. A Simas Logística, vencedora da licitação, assumiu os serviços em 3 de abril e já começou a receber materiais não refrigerados, com os refrigerados sendo transferidos a partir desta quarta-feira (30.abr). O Butantan destacou que o novo galpão está qualificado e que a produção da vacina contra a gripe, sua maior em volume, já foi concluída e entregue ao Ministério da Saúde, sendo retomada apenas no segundo semestre, conforme o cronograma anual.
O processo licitatório foi contestado pela empresa que perdeu a disputa, mas o Butantan afirmou que todas as etapas foram conduzidas com transparência e legalidade, conforme atestado por decisões judiciais e pelo Tribunal de Contas do Estado. A Simas ofereceu uma proposta 45% mais baixa que a concorrente, resultando em uma economia de mais de R$ 72 milhões. A empresa anterior continuará prestando serviços até o fim do contrato, em 30 de abril, e a retirada dos materiais armazenados dependerá de sua disponibilidade.
O Butantan ressaltou que a transição está sendo feita de forma profissional e que a nova contratada já está operacional. A empresa que perdeu a licitação impetrou diversos recursos, todos indeferidos, reforçando a legalidade do processo. O instituto destacou que a produção de vacinas não será afetada, garantindo a continuidade do fornecimento de imunobiológicos, essenciais para a saúde pública.