Antônio Andrade, ex-vice-governador de Minas Gerais e ex-ministro da Agricultura, faleceu na manhã desta quarta-feira (5), aos 71 anos, após complicações decorrentes de uma pneumonia. O político estava internado desde novembro de 2024 no Hospital Biocor, em Nova Lima, Grande BH, para tratar uma doença degenerativa. Sua morte foi confirmada por familiares, que destacaram o quadro delicado de saúde nos últimos meses.
Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio Andrade teve uma carreira marcada por sua trajetória no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do qual foi presidente. Ele exerceu a função de deputado estadual por três mandatos e de deputado federal entre 2007 e 2015, além de ter sido ministro da Agricultura no governo Dilma Rousseff, entre 2013 e 2014. Sua última atuação política relevante foi como vice-governador de Minas Gerais, no governo de Fernando Pimentel, entre 2015 e 2018.
O corpo de Antônio Andrade será velado na Câmara Municipal de Vazante, cidade onde também foi prefeito. Diversas manifestações de pesar foram publicadas, incluindo uma do MDB, que lembrou seu compromisso com o partido, e do atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que se solidarizou com a perda de uma importante figura política do estado.