O farmacêutico e político cearense Felizardo de Pinho Pessoa Filho, conhecido como Dr. Pinho, faleceu neste sábado (22), aos 106 anos, em Fortaleza, onde estava hospitalizado. Ele é lembrado por sua contribuição significativa à saúde, sendo o pioneiro na identificação de um surto de leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, no Brasil, ocorrido em Viçosa do Ceará.
Dr. Pinho teve uma trajetória marcante na política de sua cidade natal, Viçosa do Ceará, onde foi prefeito em dois mandatos, de 1951 a 1955 e de 1959 a 1963. Além disso, exerceu o cargo de deputado estadual entre 1963 e 1966. Sua atuação política também foi reconhecida com o título de Cidadão de Fortaleza, concedido em 2018.
O velório de Dr. Pinho ocorrerá em Fortaleza na noite deste sábado, e no domingo (23), seu corpo será levado para Viçosa do Ceará, onde será velado e sepultado no final da tarde. A perda do farmacêutico e político é lamentada por sua contribuição tanto no campo da saúde quanto na vida pública local.