O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais tem início nesta segunda-feira (3), com a possibilidade de pagamento da primeira parcela ou cota única. O prazo para quitar a primeira parcela ou pagar integralmente com um desconto de 3% vai de 3 a 7 de fevereiro, dependendo do final da placa do veículo. A medida foi implementada após aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador em dezembro de 2024, alterando o calendário tradicionalmente iniciado em janeiro.
A nova estrutura de pagamento oferece aos proprietários de veículos a opção de pagar em cota única, com o desconto mencionado, além de uma redução adicional de 3% para aqueles que regularizaram todos os débitos do veículo nos últimos dois anos. As alíquotas do IPVA variam de acordo com o tipo de veículo, com a maior taxa sendo aplicada a automóveis e utilitários, chegando a 4%. Para outros tipos de veículos, como caminhonetes de carga, motocicletas e veículos de locadoras, as alíquotas podem ser de 1% a 3%.
A expectativa da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais é de uma arrecadação de R$ 11,9 bilhões com o IPVA 2025, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Os proprietários de veículos que discordarem do valor cobrado têm até 15 dias corridos para apresentar recurso à Secretaria de Fazenda. O valor do imposto é calculado com base no preço do veículo, de acordo com sua categoria, estado de conservação e origem.