Fevereiro começa com uma nova onda de calor no Rio Grande do Sul, com temperaturas que devem variar entre 3°C e 5°C acima da média em várias regiões do estado. Cidades como Alegrete, Uruguaiana, Santa Rosa e São Borja podem ver os termômetros atingindo quase 40°C já no sábado (1º). O calor será mais intenso nas regiões Norte, Noroeste, Central e Fronteira Oeste, enquanto as áreas mais ao Leste, incluindo a Serra e a Região Metropolitana, também deverão registrar temperaturas elevadas.
Esse aumento no calor é associado à ocorrência do fenômeno climático La Niña, que afeta diretamente o padrão de chuvas no estado. Com a alta temperatura, a evaporação da água será maior, o que pode agravar a deficiência hídrica e piorar a estiagem, já prejudicial à agricultura e pecuária da região. Essa será a segunda onda de calor do ano, sendo a primeira registrada entre 15 e 19 de janeiro.
Além das altas temperaturas, o clima instável poderá trazer chuvas isoladas em algumas áreas do estado no sábado, como na Serra e Litoral. Em Porto Alegre, o dia deve ser de calor intenso e abafamento, com possibilidade de chuvas fracas à tarde. No domingo (2), a previsão é de tempo firme na maioria das regiões, mas com destaque para o calor persistente ao longo da semana.