Na madrugada de quinta-feira (20), um grupo de criminosos invadiu uma estação de tratamento de água (ETA) no bairro Itaim, em Itu (SP), e roubou fios de cobre essenciais para o funcionamento do sistema. Durante a ação, dois funcionários foram rendidos e trancados em uma sala, enquanto os bandidos cortavam a fiação com a energia ainda ligada, incluindo os fios do gerador de emergência. A interrupção do fornecimento de energia causou a falta de água em pelo menos seis bairros da cidade.
Os bairros afetados foram Itaim, Potiguara, Chácaras Reunidas Ipês, Jardim Oliveira, Santa Inês e Bom Viver. A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informou que está trabalhando para restaurar o serviço o mais rapidamente possível, mas ainda não há previsão de normalização. A população foi orientada a economizar água enquanto a situação não é resolvida.
Apesar da gravidade do ocorrido, ninguém foi preso até o momento e um boletim de ocorrência foi registrado. A CIS continua com esforços para garantir a retomada do abastecimento e evitar maiores transtornos à comunidade.