O Banco Central identificou e solucionou um problema técnico no mecanismo de consulta às chaves do Pix, que causou instabilidade momentânea nas transferências e pagamentos nesta quinta-feira, 13. A falha afetou clientes de diversas instituições financeiras, gerando dificuldades para realizar transações. A autoridade monetária informou que o sistema foi restabelecido e já opera normalmente. O problema foi amplamente reportado por usuários, e o site Downdetector registrou mais de 4.100 reclamações às 9h17 da manhã.
A instabilidade impactou tanto grandes bancos, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander, quanto fintechs, como Nubank e Inter. Os bancos envolvidos direcionaram as queixas ao Banco Central, que assumiu a responsabilidade pela falha. O Banco do Brasil comunicou que os serviços no banco foram normalizados antes da divulgação oficial da nota do Banco Central.
Essa não foi a primeira falha recente no sistema Pix, já que na sexta-feira anterior o serviço também havia apresentado problemas devido a dificuldades em um sistema do próprio Banco Central. A autoridade tomou as providências necessárias para resolver a situação e garantir o funcionamento adequado das transferências digitais no país.