Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, receberam nesta sexta-feira (24) o apoio oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Segundo os prefeitos, as cidades já possuem grande parte da infraestrutura necessária para o evento, o que reforça a viabilidade da proposta.
O presidente Lula enviou uma carta de apoio ao presidente da Panam, comitê responsável pelos Jogos Pan-Americanos, destacando a importância dessa parceria. Paes e Neves ressaltaram o reconhecimento do governo federal à capacidade do Rio de Janeiro e Niterói em organizar grandes eventos esportivos. Paes também lembrou que 2025 marcará o cinquentenário da fusão dos estados do Rio e Guanabara, simbolizando a histórica relação entre as duas cidades.
No entanto, Rio de Janeiro e Niterói enfrentam a concorrência de Assunção, capital do Paraguai, que já formalizou sua candidatura. A decisão final sobre a cidade-sede será anunciada em agosto de 2025, em um evento no Paraguai, e o apoio oficial de Lula deve ser um fator importante para a vitória da proposta brasileira.