A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) empossou seus 26 vereadores eleitos nas eleições de 2024, durante uma cerimônia realizada no Teatro Tobias Barreto. A nova composição da mesa diretora da CMA para o biênio 2025-2026 inclui Ricardo Vasconcelos, reeleito presidente, e outros membros como o pastor Diego, vice-presidente, e os secretários Sgt. Byron, Joaquim da Janelinha e Moana Valadares. A mesa diretora tem como responsabilidades a representação do poder legislativo e a organização dos trabalhos, incluindo a criação de regulamentações e a promulgação de emendas à Lei Orgânica Municipal e resoluções da Câmara.
Os vereadores eleitos de Aracaju têm uma variedade de perfis e experiências profissionais. A maioria possui formação superior, sendo que algumas ocupações incluem advogado, vereador, servidor público e arquiteto. Em relação ao patrimônio, há uma variação considerável, com alguns vereadores declarando valores expressivos, enquanto outros informam patrimônio de valor zero ou valores modestos. Além disso, a composição da câmara reflete uma diversidade de idades e experiências de vida, com idades variando entre 23 e 64 anos.
Os vereadores têm como principais atribuições a elaboração de leis e o acompanhamento da execução orçamentária do município. Eles também devem fiscalizar o uso do dinheiro público e analisar o orçamento municipal anual, assegurando a transparência e o cumprimento das políticas públicas. Em casos de vacância de cargos, como no caso de vereadores que assumem funções no Executivo, os suplentes entram para garantir a continuidade do trabalho legislativo.