Em 2025, os amazonenses poderão desfrutar de pelo menos três feriadões, com grandes oportunidades para emendar os dias de descanso. Os feriadões ocorrerão na Sexta-Feira Santa, em abril, durante a Semana da Pátria, em setembro, e no Dia de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro. Essas datas, que coincidem com sextas-feiras ou segundas-feiras, permitirão aos trabalhadores prolongar o descanso com o fim de semana. Manaus, a capital do estado, terá ainda um feriadão adicional em 24 de outubro, quando comemora seu aniversário, que também cai numa sexta-feira.
Além dos feriados nacionais, o calendário de 2025 contará com alguns pontos facultativos que podem ser instituídos por entidades públicas. No caso do estado e da capital, é possível que a data de pontos facultativos seja convertida em feriados locais, conforme legislação estadual ou municipal. Além dos feriados tradicionais, como o 1º de maio (Dia do Trabalho) e o 7 de setembro (Independência do Brasil), o calendário traz também feriados religiosos e cívicos, como o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Os pontos facultativos nacionais, como os dias de Carnaval e Corpus Christi, além das vésperas de grandes datas como o Natal e o Ano Novo, podem oferecer oportunidades adicionais de descanso para os trabalhadores, dependendo das políticas locais e estaduais. O calendário de feriados e pontos facultativos será importante tanto para os cidadãos quanto para os empregadores, que precisarão se adaptar a essas datas ao longo do ano.