O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou o lançamento, no primeiro semestre de 2025, da plataforma unificada de atendimento (Una), com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelas superintendências e agências regionais. A plataforma começará com um projeto-piloto no Rio de Janeiro, a partir da próxima quarta-feira (11), e permitirá que os cidadãos solicitem atendimentos de forma mais ágil e segura. As funcionalidades incluem o envio de documentos digitalizados e a possibilidade de acompanhar ou remarcar agendamentos.
Além da agilidade, a Una proporcionará maior segurança e controle no atendimento, pois todos os protocolos serão autenticados por meio da plataforma Gov.br. Isso permitirá a integração de processos eletrônicos e a execução de tarefas de forma mais eficiente. A plataforma também estará disponível para gestão de serviços de atendimento presencial ou remoto, abrangendo diversos serviços relacionados ao trabalho e à previdência social.
Entre os serviços disponíveis para os cidadãos, estão a solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), o agendamento e o esclarecimento de dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), além de questões sobre abono salarial, registro profissional e seguro-desemprego. A plataforma visa, assim, modernizar a prestação de serviços do Ministério, garantindo mais praticidade e segurança no acesso à informação.