Na tarde deste domingo (22), o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que atravessa o Rio Tocantins, interrompeu o tráfego entre os estados do Maranhão e Tocantins. A estrutura, localizada na BR-226, liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O acidente resultou em uma morte confirmada, além de uma pessoa resgatada e dois desaparecidos. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, informou que as equipes de resgate continuam atuando intensamente, enquanto aguardam os resultados das operações de mergulho para confirmar o número exato de desaparecidos.
O colapso ocorreu por volta das 14h50, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou a queda de veículos e motocicletas na estrutura. As equipes de resgate dos estados de Maranhão e Tocantins estão trabalhando no local para realizar buscas no rio, que tem profundidade superior a 50 metros. A queda afetou a região, com a interdição total da via, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já iniciou uma investigação para apurar as causas do incidente.
Para minimizar os impactos, o Dnit divulgou rotas alternativas para os motoristas. Usuários do Tocantins podem seguir pela estrada de Darcinópolis a Luzinópolis, e então acessar a BR-230 até o km 101, em São Bento. Já os motoristas do Maranhão devem seguir pela BR-226 até Porto Franco, e de lá acessar a BR-010 até Imperatriz. As autoridades continuam acompanhando a situação e prestando apoio logístico às operações de resgate.