A Automob, nova empresa listada na B3 sob o ticker AMOB3, surge em meio a um cenário de seca de IPOs no Brasil, com um modelo diferenciado de entrada no mercado. Ela foi criada a partir da cisão do negócio de concessionárias de veículos leves da Vamos, que se concentrará no aluguel de caminhões e equipamentos. A Automob se apresenta como o maior grupo de concessionárias do Brasil, com 188 lojas e um portfólio de 35 marcas em todos os segmentos, incluindo veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos. Este é o primeiro grupo de concessionárias a ser listado na Bolsa brasileira.
Apesar de ser uma novata no mercado de ações, a Automob possui uma trajetória consolidada, com uma história que remonta à década de 1990 dentro do Grupo Simpar. A empresa tem como plano estratégico seguir com aquisições para consolidar um mercado de concessionárias altamente pulverizado e expandir organicamente por meio de vendas e de novas concessões de marcas. A companhia, que alcançou R$ 12 bilhões em receita líquida e um Ebitda de R$ 439 milhões, aposta em um mix de crescimento através de fusões, aquisições e desenvolvimento interno, com especial atenção à venda de seminovos.
A empresa também busca ampliar sua atuação para além da venda de veículos, com ênfase no mercado de produtos agregados como blindagem, consórcios e seguros. O CEO da Automob, Antonio Barreto, destaca que, apesar do cenário econômico desafiador, com inflação alta e juros elevados, o mercado de crédito continua a ser uma fonte importante de financiamento para a empresa. A companhia se prepara para enfrentar ciclos econômicos, especialmente no setor agrícola, por meio de uma diversificação estratégica que deve garantir estabilidade a longo prazo.