O Procon-SP registrou 1.467 atendimentos relacionados às promoções de Black Friday deste ano, que começaram antes da data oficial da campanha, marcada para a sexta-feira, 29 de novembro. As queixas incluem tanto reclamações formais feitas no site do órgão quanto consultas e orientações por meio das redes sociais. As reclamações começaram a ser registradas a partir de 30 de outubro, quando foi criado um canal específico para tratar dos problemas relacionados às ofertas.
Entre os principais problemas apontados pelos consumidores estão a não entrega ou a demora na entrega dos produtos. As empresas mais mencionadas nas queixas foram os grupos Sephora/Dotcom e Magazine Luiza/Netshoes, que somaram, respectivamente, 83 e 54 reclamações. O Procon-SP também alertou sobre o aumento do número de ofertas enganosas, já que fiscais da fundação iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos em 10 sites de comércio eletrônico, a fim de identificar práticas abusivas.
Além da fiscalização online, equipes do Procon-SP estão percorrendo estabelecimentos em diversas regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital, o interior e o litoral, para verificar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor. O órgão também recomenda que os consumidores fiquem atentos a eventuais irregularidades nas promoções e que busquem orientação sempre que necessário.