Nesta sexta-feira, 15 de novembro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) dá início à primeira fase de seu vestibular 2025, com provas aplicadas em diversas cidades, incluindo Araraquara, Rio Claro e São João da Boa Vista. O exame terá 90 questões objetivas divididas entre quatro áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A prova começa às 14h e tem duração de cinco horas, com a abertura dos portões prevista para às 13h. Mais de 64 mil candidatos se inscreveram para o vestibular, que será realizado em 28 cidades paulistas e outras localidades fora do estado.
Além de Araraquara, onde se concentram 764 vagas, o vestibular será aplicado em outros municípios do interior paulista, como Rio Claro e São João da Boa Vista. As vagas oferecidas variam de cursos como Farmácia e Odontologia até Ciências Sociais e Letras, com diferentes índices de concorrência. Em Araraquara, a maior disputa se dá em cursos como Engenharia Química e Ciências Econômicas, que apresentam uma alta relação de candidatos por vaga. A cidade é um dos principais polos da Unesp, com um número significativo de candidatos buscando ingressar em seus programas de graduação.
A segunda fase do vestibular ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro e será composta por questões dissertativas e uma redação. Os candidatos que forem aprovados na primeira fase terão de enfrentar desafios adicionais nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens. O resultado final do vestibular será divulgado em 31 de janeiro de 2025, com a expectativa de novos alunos ingressando nas diversas faculdades e cursos oferecidos pela Unesp em todo o estado de São Paulo.