O mercado financeiro ajustou levemente suas expectativas em relação ao corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em sua reunião de dezembro, após a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, incluindo emprego, atividade industrial e inflação, na manhã de quarta-feira, 27 de novembro. A ferramenta de monitoramento do CME Group mostrou que a probabilidade de uma redução de 25 pontos-base (pb) subiu de 66,5% para 68%, enquanto a chance de manutenção na faixa atual de 4,50% a 4,75% caiu de 33,5% para 32%.
Embora a probabilidade de corte em dezembro tenha aumentado, a precificação do mercado para os juros americanos no curto prazo permaneceu praticamente inalterada. Até maio de 2025, a expectativa do mercado aponta para uma probabilidade de 39,5% de um corte acumulado de 50 pb. Além disso, 33,2% dos participantes do mercado projetam um corte de 25 pb acumulado e 16,1% indicam a possibilidade de uma redução mais acentuada de 75 pb.
Esses ajustes refletem a percepção do mercado sobre a evolução da economia americana, considerando os recentes dados macroeconômicos, embora ainda haja incertezas sobre o ritmo das decisões futuras do Fed. A tendência é de que as próximas reuniões do banco central dos EUA sigam sendo influenciadas por novos indicadores econômicos, especialmente em relação à inflação e ao mercado de trabalho.