A Polícia Civil de Santa Catarina iniciou na manhã desta quinta-feira (28) uma grande operação para cumprir 218 ordens judiciais em cinco estados brasileiros. A ação visa desarticular organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e no comércio ilegal de armas. A operação abrange os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de medidas como bloqueio de contas bancárias, sequestro de bens e quebra de sigilos financeiros.
As investigações, que tiveram início no ano passado, foram motivadas pela prisão de seis suspeitos em Santa Catarina, que possuíam armas de fogo, munições e drogas. Durante a apuração, a polícia identificou conexões entre grupos criminosos que operam não apenas em Santa Catarina, mas também nos outros estados alvo da operação. Um dos líderes do grupo investigado foi identificado como responsável pelo fornecimento de grandes quantidades de drogas e armamentos, além de movimentar somas consideráveis de dinheiro de forma ilegal.
Como resultado das investigações, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros de 60 pessoas envolvidas, totalizando cerca de R$ 1,1 bilhão. Também foram sequestrados nove veículos de luxo e três jet skis. A operação tem como objetivo enfraquecer o poder financeiro dessas organizações, dificultando suas operações criminosas e promovendo a segurança pública nas regiões afetadas.