A General Motors (GM) anunciou a abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para os funcionários da sua fábrica em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O programa será iniciado na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, e oferecerá 100 vagas para empregados horistas com mais de sete anos de casa. Os detalhes do PDV foram comunicados aos colaboradores em uma reunião realizada no dia 28 de novembro e incluem benefícios como cinco salários, R$ 85 mil ou um carro modelo Onix Hatch, além de um plano médico por seis meses ou um pagamento de R$ 12 mil.
A proposta foi aprovada pelos funcionários em uma assembleia ocorrida em setembro e está alinhada ao acordo da Campanha Salarial. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos confirmou a adesão ao plano e detalhou que ele também contempla outros direitos trabalhistas, como o pagamento de dias trabalhados no mês, 13° salário proporcional, férias indenizadas, aviso prévio de até três salários, multa de 40% sobre o FGTS e a segunda parcela da Participação nos Resultados (PLR).
Este PDV será o segundo oferecido pela GM na unidade de São José dos Campos em menos de um ano. Em dezembro de 2023, a empresa abriu um programa similar, no qual 630 funcionários aderiram, com o objetivo de atingir 830 adesões. A companhia não forneceu retorno sobre possíveis metas ou outros planos futuros até o fechamento desta reportagem.