A empresa Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura, vencedora de um processo licitatório para os serviços de apoio à visitação, revitalização e manutenção do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, deve apresentar um plano de ação de investimento de R$ 18 milhões em cinco anos. O requerimento para essa apresentação (REQ 17/2024 – CMA) foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, com destaque para a importância do parque para o geoturismo brasileiro.
A empresa também é concessionária de outros parques, como o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o Parque Caminho do Mar, em São Paulo. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, abrange uma área significativa do Cerrado brasileiro entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, totalizando 32,6 mil hectares de preservação ambiental.
Além disso, a Comissão de Meio Ambiente aprovou um requerimento (REQ 16/2024 – CMA) para a realização de uma audiência pública em conjunto com a Comissão de Defesa da Democracia, a fim de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, em 27 de maio. A iniciativa visa promover a defesa da Mata Atlântica, do meio ambiente e da cidadania, destacando a importância da preservação desse bioma único no cenário nacional.