A Unimed e a Claro anunciaram a expansão da parceria que oferece acesso à nuvem AWS para as cooperativas de saúde associadas. Em entrevista durante o Futurecom, a diretora de vendas da Claro, Ana Cláudia Ferraz, revelou que novos serviços de conectividade e mobilidade estão em desenvolvimento, dependendo do ritmo de adesão das cooperativas às tecnologias digitais. A iniciativa, lançada no ano passado sob o nome ‘Sinergia Unimed’, tem como objetivo permitir que as 340 cooperativas migrem de soluções locais para a nuvem da Amazon, adotando também serviços baseados em dados e inteligência artificial para aprimorar processos operacionais.
A parceria garante condições comerciais iguais para cooperativas de todos os tamanhos, incluindo pequenas, médias, grandes e startups de saúde (healthtechs). Apesar de já utilizarem soluções digitais como prontuário eletrônico na nuvem, muitas cooperativas ainda desenvolvem seus data lakes para estruturar dados clínicos, o que facilitará a interoperabilidade e o compartilhamento de informações entre equipes médicas. Segundo o superintendente de tecnologia da Unimed, cerca de um terço dos clientes já possui dados clínicos interoperáveis.
A ampliação dos serviços depende da adesão das cooperativas às tecnologias digitais, mas pode ser acelerada por um novo projeto em curso. Essa iniciativa reforça o compromisso da Unimed em modernizar suas operações e ampliar o uso de tecnologias digitais para melhorar a gestão e o atendimento na saúde cooperativa.