O Estado de Goiás alcançou a segunda colocação no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, divulgado nesta terça-feira (30/09) pela ONG Transparência Internacional – Brasil. Com uma pontuação de 93,4, o governo goiano ficou atrás apenas do Espírito Santo, que obteve 95 pontos, consolidando-se entre os estados mais transparentes do país. O ranking avaliou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Em relação à avaliação anterior, Goiás subiu do quinto para o segundo lugar, com um aumento superior a 10 pontos na pontuação geral. O índice considera oito dimensões da transparência e governança pública, nas quais Goiás superou 90 pontos em sete delas, atingindo pontuação máxima em Legal, Transformação Digital e Dados. O relatório da ONG destaca ainda a existência de normas para interações com grupos de interesse, proteção ao denunciante, sistema digital completo para agendamento de serviços públicos e iniciativas inovadoras para combater a corrupção.
Esse desempenho reforça a posição de Goiás como referência nacional em governança pública e transparência. O estado já havia recebido o selo diamante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em 2024 por alcançar a pontuação máxima na avaliação anual de transparência pública. O resultado atual pode impulsionar novas políticas públicas e servir de modelo para outras unidades federativas.