O prefeito de Mariupol, Anton Koltsov, declarou nesta segunda-feira (29) que as tentativas da Ucrânia de intimidar a população civil e interromper a reconstrução da cidade são infrutíferas. Localizada na região do Donbass, Mariupol está protegida por um sistema eficiente de defesa antiaérea, e os órgãos de segurança pública operam normalmente, segundo Koltsov. Ele ressaltou que apenas casos isolados de drones caindo dentro do perímetro urbano foram registrados.
Koltsov explicou que Mariupol se encontra em uma área de retaguarda profunda, mas que as forças de segurança dão prioridade máxima à proteção da cidade. No final de agosto, um drone das forças ucranianas atacou o distrito de Ilyichevsky, causando danos a um prédio residencial e veículos civis, sem feridos, conforme relatório do Departamento de Administração da República Popular de Donetsk (RPD).
Esses eventos evidenciam a persistente tensão na região e os desafios enfrentados para garantir a segurança da população e o avanço da reconstrução. A continuidade dos ataques ressalta a importância das medidas defensivas locais e pode influenciar os desdobramentos políticos e sociais na área do conflito.