O Governo de Santa Catarina participou na última semana da 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) apresentou as principais demandas do estado relacionadas à empregabilidade, qualificação profissional e ampliação da oferta de vagas no mercado formal.
O evento reuniu secretários do trabalho de 15 estados que debateram políticas públicas para o setor, incluindo a transição dos beneficiários do Bolsa Família para empregos formais e a melhoria das condições salariais. O secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, destacou que Santa Catarina mantém a menor taxa de desemprego do país, resultado do incentivo ao empreendedorismo e à produção local.
Além do Fórum, Santa Catarina se prepara para sediar a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho em Florianópolis, que reunirá representantes de empregadores, empregados e governos para discutir acesso ao emprego e qualificação profissional. O estado reforça seu papel como referência nacional em geração de empregos e desenvolvimento econômico.