Uma pesquisa realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro pelo Instituto Ipsos, a pedido da farmacêutica Novartis, revelou que 64% dos brasileiros entrevistados adotaram novos hábitos para cuidar da saúde do coração. O estudo, que ouviu 2 mil pessoas em todo o Brasil, também mostrou que 76% dos participantes estão cientes da possibilidade de prevenir infartos e que 72% conhecem alguém que já sofreu um infarto.
A cardiologista Maria Cristina Izar, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), comentou os resultados positivos da pesquisa, ressaltando que as pessoas estão mais informadas e interessadas em preservar a saúde do coração. No entanto, apesar de 82% dos entrevistados reconhecerem que o infarto pode ocorrer em qualquer idade, 51% não sabem que os sintomas variam entre homens e mulheres, o que pode atrasar diagnósticos adequados.
Além disso, a pesquisa indicou que 77% dos participantes têm conhecimento sobre os diferentes tipos de colesterol e que 82% reconhecem a importância de monitorar as taxas de colesterol ruim (LDL). A cardiologista alertou para a preocupação de que 18% dos entrevistados não levam os resultados dos exames para avaliação médica, enfatizando a importância da interpretação correta dos laudos para um tratamento adequado.