A Receita Federal apreendeu, nesta sexta-feira (26/9), 91 milhões de litros de óleo diesel em dois navios interceptados durante a segunda fase da operação ‘Cadeia de Carbono’. A carga, que tinha como destinos o Rio de Janeiro e São Paulo, está avaliada em mais de R$ 290 milhões. Além do diesel, foram retidos 115 toneladas de insumos utilizados na formulação de combustíveis, com apoio da Marinha do Brasil e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A operação ‘Cadeia de Carbono’ foi iniciada na última sexta-feira (19/9) e já havia resultado na apreensão de cargas semelhantes na região do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é investigar e desarticular organizações criminosas que utilizam interposições fraudulentas para ocultar os reais importadores e a origem dos recursos financeiros envolvidos nas operações. Segundo a Receita Federal, esse modelo sustenta crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.
Os produtos apreendidos passarão por perícia técnica para avaliação de sua composição e características. A Receita Federal reforçou que a operação abrange cinco estados: Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, e visa combater práticas ilegais no setor de combustíveis, que têm gerado prejuízos significativos à economia nacional.