Hoje, 14 de setembro, o cineasta sul-coreano Bong Joon-ho completa 56 anos. Reconhecido por sua habilidade em mesclar crítica social com narrativas envolventes, ele se destacou internacionalmente com filmes como ‘Parasita’, que fez história ao ganhar o Oscar de Melhor Filme em 2019. Nascido em Daegu, Coreia do Sul, Bong é diretor, roteirista e produtor executivo, e sua carreira é marcada por obras aclamadas como ‘Expresso do Amanhã’ e ‘Okja’.
Bong Joon-ho começou sua paixão pelo cinema ainda jovem e fundou o clube de cinema Yellow Door durante seus estudos na Yonsei University. Sua marca registrada inclui long takes e uma forte consciência social e política, que se tornaram a assinatura de sua carreira. ‘Parasita’ é uma sátira à desigualdade social na Coreia do Sul, aclamada tanto pelo público quanto pela crítica, com bilheteira mundial superior a 120 milhões de dólares.
Atualmente, Bong Joon-ho trabalha em seu mais recente filme, ‘Mickey 17’, uma adaptação do livro ‘Mickey7’ de Edward Ashton. Estrelado por Robert Pattinson, o longa promete trazer uma nova abordagem à ficção científica com humor negro e crítica social. Apesar de seu reconhecimento internacional, o cineasta mantém um perfil discreto fora das telas, focando em histórias que provocam reflexão sobre a sociedade contemporânea.