O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, chegou a Israel na madrugada deste domingo para uma visita que visa discutir a guerra em Gaza e outras questões regionais com líderes israelenses. O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, informou que Rubio deve enfatizar os objetivos comuns entre Washington e Tel Aviv, incluindo a necessidade de impedir que o Hamas governe Gaza novamente e o retorno dos reféns capturados durante os ataques a Israel em 7 de outubro de 2023.
Na manhã deste domingo, Rubio visitou o Muro das Lamentações acompanhado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Além dos temas centrais da guerra em Gaza, as lideranças devem abordar o reconhecimento de um possível estado palestino independente pelas potências europeias na Assembleia Geral das Nações Unidas, uma medida que foi criticada pelos EUA. Também há expectativa de discussões sobre o recente ataque de Israel a líderes do Hamas no Catar, que ocorreu na última semana.
A visita de Rubio ocorre em um momento crítico para a segurança regional, com tensões elevadas entre Israel e o Hamas. O gabinete de Netanyahu assumiu a responsabilidade pelo ataque em Doha, no Catar, que visou integrantes da “liderança sênior” do Hamas. A abordagem dos EUA e de Israel em relação ao Hamas e à situação palestina será crucial para os desdobramentos futuros na região.