O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), atualmente inelegível devido a uma condenação judicial, está articulando o lançamento de seu primo, Jayme Vieira Lima, como candidato à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Jayme, que ocupa a presidência estadual do MDB na Bahia, foi recentemente fotografado ao lado do ex-presidente Michel Temer durante o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador.
A família Vieira Lima já teve representação na Câmara dos Deputados, com Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão de Geddel, ocupando uma cadeira até 2018. Apesar da derrota de Lúcio nas últimas eleições, Geddel continua a exercer influência no governo da Bahia, atualmente liderado por Jerônimo Rodrigues (PT), e foi responsável pela indicação do atual vice-governador, Geraldo Junior (MDB).
As manobras políticas de Geddel ocorrem em meio a um histórico conturbado, que inclui uma condenação por lavagem de dinheiro e associação criminosa, resultante da descoberta de malas com dinheiro em um apartamento ligado ao ex-ministro. Com a candidatura de Jayme, Geddel busca não apenas preservar o legado político da família, mas também recuperar espaço no cenário político baiano e nacional.