O descarrilamento de um trem da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, ocorrido entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, deixou a operação da linha comprometida desde terça-feira (9). Embora não tenha havido feridos, a circulação permanece em via única e com intervalos maiores entre os trens, enquanto se aguarda a chegada de peças de sinalização fabricadas na França. A concessionária ViaQuatro informou que essas peças são personalizadas e não ficam em estoque, o que impede uma rápida solução para o problema.
O sistema de sinalização da Linha 4, conhecido como CBTC, é fundamental para a operação automatizada dos trens. Cada equipamento é projetado especificamente para o trecho em que está instalado, o que torna inviável a utilização de peças de outros trechos como substitutas. Segundo especialistas, a falta dessas peças compromete a operação plena da linha, que depende da automação para funcionar sem condutores. A ViaQuatro está em contato com o fabricante internacional para acelerar a entrega das peças necessárias.
A continuidade da operação parcial da Linha 4-Amarela impacta diretamente a rotina dos passageiros, que enfrentam intervalos de até cinco minutos entre os trens. A concessionária não forneceu uma previsão para a normalização do serviço, mas afirmou que assim que as peças chegarem, as equipes de manutenção estarão prontas para realizar os reparos rapidamente. Até lá, os usuários devem se preparar para uma experiência de viagem menos eficiente.