Uma nova pesquisa da Genial/Quaest começou a ser realizada neste sábado, 13 de setembro, com o objetivo de avaliar a percepção dos brasileiros sobre o governo Lula e a reação ao julgamento no STF que condenou Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos na tentativa de golpe. Ao todo, 2.004 brasileiros de diversas regiões do país serão ouvidos até domingo, 15 de setembro. O questionário também abordará temas como a anistia e a percepção sobre as relações do Brasil com os Estados Unidos.
A divulgação dos resultados ocorrerá em duas etapas: na quarta-feira, 17 de setembro, serão apresentados os dados sobre a avaliação do governo e a reação ao julgamento; no dia seguinte, os cenários eleitorais para 2026. Levantamentos anteriores do Datafolha e do Ipec indicaram uma leve melhora na aprovação de Lula, embora a reprovação ainda seja maior, um sinal preocupante para qualquer governo que almeja reeleição. A pesquisa da Quaest/Genial funcionará como um termômetro do humor da população no pós-julgamento, após semanas de intensa cobertura midiática.
Além disso, o levantamento poderá captar os efeitos da nova postura do governo em relação à soberania nacional, um tema central na gestão Lula, e da recente campanha publicitária da Secom, que já veicula o slogan “Governo do Brasil do lado dos brasileiros”. Com a desaprovação de Lula atingindo 57% e sua responsabilidade pelo escândalo do INSS sendo apontada por 31% da população, os resultados da pesquisa são aguardados com grande expectativa.