A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará uma audiência interativa sobre o superendividamento de servidores públicos na próxima terça-feira, 16 de setembro, às 14 horas, no plenário 8. O debate foi solicitado pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que destacam a preocupação com o aumento do crédito e a falta de educação financeira como fatores que contribuem para o endividamento.
Durante a audiência, os parlamentares pretendem discutir como são formadas as taxas de juros e o funcionamento do spread bancário, além dos impactos sociais e econômicos do superendividamento. Eles também avaliarão a necessidade de alterações nas leis de proteção ao consumidor, em um cenário alarmante onde uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio revela que 76,1% das famílias brasileiras estavam endividadas em janeiro de 2025.
O evento permitirá que os interessados enviem perguntas, promovendo um diálogo direto sobre um problema social crescente. A expectativa é que a discussão traga à tona soluções e medidas que possam mitigar os efeitos do superendividamento entre os servidores públicos e a população em geral.