O fluxo de passageiros nos aeroportos do Rio de Janeiro cresceu 20% no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Este aumento foi registrado em um estudo divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) na quinta-feira, 11 de setembro de 2025, e é resultado da redistribuição de voos entre o Aeroporto Internacional do Galeão e o Santos Dumont, implementada em janeiro de 2024.
O Ministério de Portos e Aeroportos limitou o número de passageiros que podem passar pelo Santos Dumont anualmente a 6,5 milhões, visando garantir um atendimento adequado à população dentro da capacidade operacional do aeroporto. O estudo também revela que, em comparação com 2023, houve um aumento de 22% no fluxo de passageiros em 2025, embora o volume atual ainda permaneça abaixo da média registrada entre 2011 e 2019, antes da pandemia.
Esse crescimento no movimento de viajantes faz parte da implementação do “Sistema Multiaeroportos”, uma estratégia que visa coordenar as operações dos dois aeroportos. A expectativa é que essa iniciativa continue a melhorar a experiência dos passageiros e a eficiência operacional dos terminais aéreos na cidade.