Estudantes de 11 escolas públicas estaduais de Belém estão participando do projeto MídiaCOP – Formação para Educação Midiática e Ambiental na Amazônia, que os prepara para atuar como repórteres e correspondentes durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em novembro na capital paraense. A iniciativa ocorre no CISEB (Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica) e envolve oficinas de educação midiática, técnicas jornalísticas e produção audiovisual, com o último encontro marcado para 16 de setembro, quando os alunos apresentarão os vídeos produzidos coletivamente.
As atividades começaram em agosto, com o primeiro encontro realizado no dia 12, onde os estudantes refletiram sobre a Amazônia, jornalismo e a COP30, analisando criticamente a cobertura climática feita pela imprensa. Em 19 de agosto, aprenderam técnicas jornalísticas como os 5Ws e elaboração de roteiros. Atualmente, os jovens estão transformando esses roteiros em reportagens audiovisuais, que serão aprimoradas até novembro, quando terão um papel ativo na cobertura colaborativa da conferência.
Embora as atividades sejam presenciais em Belém, o projeto também inclui estudantes de outros estados da região Norte, ampliando a rede de correspondentes e garantindo que diferentes realidades amazônicas sejam representadas na cobertura estudantil da COP30. O evento reunirá representantes de quase 200 países para discutir políticas globais sobre a crise climática e é a primeira vez que ocorre na Amazônia, considerada estratégica para o futuro climático do planeta. O MídiaCOP é uma iniciativa da SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e do MEC (Ministério da Educação), em cooperação com a França.