O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy exigiu que os Estados Unidos tomem uma posição firme após um ataque russo que deixou mais de 20 mortos na cidade rural de Yarova, na região de Donetsk. Em uma postagem na plataforma X, Zelenskyy descreveu o ataque como ‘brutalmente selvagem’, ressaltando que ocorreu no momento em que pensões estavam sendo distribuídas aos cidadãos. O presidente ucraniano criticou a falta de ações contundentes contra a Rússia, afirmando que o mundo não pode permanecer em silêncio diante da destruição de vidas inocentes.
Zelenskyy também destacou que a Rússia nega ter como alvo civis, embora milhares tenham perdido a vida desde a invasão em fevereiro de 2022. O governador de Donetsk, Vadym Filashkin, classificou o ataque como ‘terrorismo puro’, em contraste com a narrativa russa de operações militares. O apelo de Zelenskyy por ação internacional se dirige especificamente aos EUA, Europa e G20, enquanto o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, se encontra no Reino Unido para discutir a defesa da Ucrânia.
Até o momento, a Casa Branca não se manifestou sobre o ataque ou sobre as exigências de Zelenskyy. A administração Trump havia priorizado o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, com encontros entre Trump, Zelenskyy e o presidente russo Vladimir Putin. No entanto, Zelenskyy expressou ceticismo sobre os resultados dessas reuniões, acusando Trump de ter concedido a Putin o que ele queria durante a cúpula no Alasca.