O governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançou a 4ª edição do Curso de Cães Detectores de Drogas em uma cerimônia realizada no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, no dia 8 de setembro de 2025. O curso tem como objetivo capacitar 34 profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para a identificação técnica e padronizada de drogas ilícitas com o auxílio de cães farejadores.
Durante a abertura do curso, João Strozake, gerente do Projeto Cão Protetor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), apresentou o projeto Cão Protetor Faro, que visa fortalecer as operações com cães treinados. O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, ressaltou a importância da formação contínua dos profissionais, especialmente em uma região transfronteiriça como o Acre, onde a qualificação é essencial para resultados efetivos no combate ao tráfico de drogas.
As aulas teóricas ocorrerão no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), enquanto as práticas serão realizadas no quartel do Bope/CPCães, em Rio Branco. A iniciativa não apenas aprimora as habilidades dos profissionais locais, mas também contribui para a segurança pública na Amazônia Legal, com planos futuros para expandir o treinamento para busca de pessoas.