O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2/9) que as Forças Armadas norte-americanas atacaram uma embarcação supostamente vinculada ao grupo criminoso Tren de Aragua, facção da Venezuela. Ele compartilhou o vídeo do ataque na rede Truth Social, informando que a ação, realizada em águas internacionais no sul do Caribe, resultou na morte de 11 pessoas, classificadas como “narcoterroristas”. Nenhum militar dos EUA foi ferido durante a operação.
Em pronunciamento na Casa Branca, Trump afirmou que o barco estava carregado de drogas e que a operação foi conduzida pelo Comando Sul (SOUTHCOM). O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou a operação e detalhou que a embarcação partiu da Venezuela a serviço de uma “organização narcoterrorista”. A facção Tren de Aragua é acusada de diversos crimes, incluindo tráfico de drogas e assassinatos.
O ataque ocorre em um contexto de endurecimento da política externa dos EUA contra o governo de Nicolás Maduro, que é acusado de ligações com o narcotráfico. Enquanto isso, a Venezuela mobiliza tropas e milicianos em resposta à presença militar dos EUA na região. A Casa Branca promete usar “todo o poder” norte-americano para combater o tráfico na América Latina, enquanto Maduro busca apoio internacional para defender a soberania venezuelana.

