A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) lançou a campanha Setembro Verde, que se estenderá ao longo do mês com ações voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Atualmente, 2.435 pessoas aguardam na fila para transplante em Goiás, sendo a maior demanda para doação de córneas. O evento de lançamento ocorreu no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, reunindo autoridades e familiares de pacientes.
Durante o lançamento, o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, ressaltou que o procedimento de doação é seguro e que é fundamental desmistificar informações errôneas que cercam o tema. A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, enfatizou a importância da campanha para aumentar o número de doadores e destacou eventos como o 4º Pedal Pela Vida e a Blitz Educativa, que ocorrerão durante o mês.
Com um recorde de 114 doadores efetivos em 2024, Goiás busca ampliar ainda mais esse número em 2025. A campanha Setembro Verde não apenas visa aumentar as doações, mas também promover um diálogo aberto nas famílias sobre a importância desse gesto altruísta, essencial para salvar vidas em situações críticas.